As Línguas de Bacalhau al Pil-Pil é uma das receitas mais tradicionais da cozinha basca. Esta receita baseia-se no molho Pil-Pil, elaborado com quatro ingredientes básicos, mas de ótima qualidade: Línguas de Bacalhau Altomar, azeite, alho e malagueta. Pil-Pil refere-se a emulsão dos sucos gelatinosos do bacalhau confitado em azeite aromatizado com alho e malaguetas. Dada a riqueza em gelatina nas línguas de bacalhau, fazer o molho Pil-Pil das mesmas não é nada difícil. Aprenda a fazer esta deliciosa com a Altomar!

Ingredientes:
- 500g de línguas de
- Bacalhau Altomar (previamente demolhadas)
- 200 ml de azeite
- 3 dentes de alho
- 2 malaguetas frescas ou 1 malagueta seca

Modo de Preparação
1.
Lamine os dentes de alho e as malaguetas (sem sementes) e deixe alourar no azeite em lume baixo. É muito importante não queimar o alho, se não o azeite vai tornar-se amargo. Depois de cerca de 3 minutos, retire o alho e as malaguetas e reserve num prato.
2.
Deixe o azeite arrefecer um pouco. Assim que o azeite ficar morno (53-60ºC), coloque os línguas de bacalhau no tacho e cozinhe em lume baixo, com cuidado de nunca deixar ferver. Agite o tacho em movimentos circulares para que o azeite gire em redor das línguas. Passados alguns minutos, as línguas vão começar a deitar a gelatina.
3.
Para criar uma deliciosa emulsão, retire as línguas e mexa bem com o auxílio de varas ou um coador até o molho tornar-se espesso e dourado. Adicione as línguas, os dentes de alho e as malaguetas ao molho.
4.
Sirva as línguas de bacalhau Altomar com o molho Pil-Pil por cima e acompanhe com batatas a murro e uma salada.
Bom Apetite!
